Esse livro é leitura obrigatória para qualquer pessoa que já tenha se sentido vítima do consumo de moda desenfreado, gastando impulsivamente para suprir frustrações, buracos, que nada tinham a ver com a roupa em si.
Quem nunca passou por algum episódio de compra por impulso, que jogue a primeira pedra.
Problema mais comum do que se imagina, o consumo inconsciente, como eu gosto de chamar, aparentemente inocente, usado como recurso de satisfação momentânea para curar frustrações aleatórias da vida, pode nos colocar em sérios apuros.
O resultado, pode ser só um armário abarrotado, e mais frustração por continuar sem saber o que vestir, até dívidas reais que te fazem perder pouco a pouco coisas bem mais importantes.
Fato é que, estamos todas expostas a constantes gatilhos para consumir, promoções, “must haves”, entre outras armadilhas criadas com o intuito de te fazer comprar. Não importa se aquela roupa faz sentido para você, se ela tem a ver com o seu estilo, se ela conversa com o seu guarda-roupas, o que importa é que você compre, mesmo que depois aquela roupa fique anos com etiqueta dentro do seu armário.
Como sair ilesa disso? Refletir qual a sua relação com o consumo de roupas pode ser um bom começo. Se entender, se conhecer, ter controle sobre o que está dentro do seu guarda-roupas, fazer escolhas conscientes sobre o que entra e o que sai dele. Sair do ciclo, compro porque achei bonitinho, porque estava barato, para um ciclo mais efetivo de, compro porque essa peça estava na lista de peças que eu gostaria de investir, porque sei que essa peça vai somar com as que eu já tenho, porque essa peça está alinhada com os meus objetivos de imagem e necessidades atuais, e por aí vai.
Nesse livro, a autora, Joana Moura, criadora do blog Um ano sem Zara, lá de 2011, descreve em detalhes como foi sua experiência de viver no cheque especial e como conseguiu sair disso. Uma leitura leve, com humor inteligente e que nos faz pensar. Recomendo a leitura!